PASTORAL DOS COROINHAS
AVALIAÇÃO 2010

Neste ano de 2010 A PASTORAL DOS COROINHAS da Paroquia do Senhor Bom Jesus, tem a grata satisfação de fazer sua avaliação e poder constatar que, diante das nossas limitações e algumas dificuldades, puderam participar de todos os eventos que envolveram a PASTORAL DOS COROINHAS NA COMARCA DE ITAJAÍ.

Nosso primeiro compromisso foi o Encontro Comarcal, que neste ano se realizou no dia 17 de julho na Paróquia do São Vicente em Itajaí, das 08 às 16 horas. Da nossa paróquia participaram 55 coroinhas, 05 coordenadores e Padre Flávio. Calculou-se que 300 coroinhas participaram do encontro que foi um dia de alegria, formação, Santa Missa, apresentação de teatros sobre vocações, onde cada paróquia escolheu um texto da Biblia que falava sobre chamado. Nossa apresentação foi sobre a ANUNCIAÇÃO. Muito bem representado.

No dia 15 de agosto relizamos na Capela Nossa Senhora Aparecida, Tabuleiro, o 3º Encontro Paroquial dos Coroinhas, das 13h30min às 18 horas. Iniciamos com acolhida bem animada, momento de adoração conduzido pelo Padre Flávio, após GINCANA BIBLICA. Muita correria para encontrar os envelopes e responder as perguntas procurando na Bíblia. Encerramos o encontro com uma Santa Missa, presidida pelo Pe Flávio. Neste dia celebrava-se o dia de nossa Senhora da Glória e São Tarcisio.

No dia 21 de agosto participamos em Florianópolis no PROVINCIALADO DAS IRMÃS DA DIVINA PROVIDENCIA, do segundo ENCONTRÃO PARA MENINAS. Da nossa paróquia foram 03 jovens do grupo de jovens KERIGMA e 18 meninas dos COROINHAS, sendo um total de 21 PARTICIPANTES. Tivemos momentos de acolhida, café na chegada, oração inicial no jardim momento de muita contemplação ao ar livre, musica (as irmãs muito animadas). Padre Flávio presidiu a Santa missa. A Irmã Clea sempre motivando as meninas. Estavam presentes meninas de outras Paróquias também.

- No de 15 de novembro das 08 as 16horas no Seminario de AZAMBUJA em Brusque, tivemos o ENCONTRÃO VOCACIONAL PARA MENINOS. Nossa Paroquia se fez presente com 18 MENINOS. Sendo: 04 jovens do grupo de jovens KERIGMA, 03 meninos da CATEQUESE e 11 COROINHAS. Momento de acolhida, animação feita pelos SEMINARISTAS. Palestra com o padre Helio que contou a estória da rosa e do repolho trazendo para a realidade vivida dentro do seminario. O seminarista tem que se abrir ao conhecimento aos estudos e a convivencia como a rosa e não se fechar como repolho. Padre Flavio testemunhou as dificuldades para poder realizar sua vocação. Dom Murilo esteve presente acolhendo a todos e presidiu a Santa Missa onde refletiu alguns pontos da CARTA DO PAPA AOS SEMINARISTAS. É interessante nossos fiés conhecerem o que a igreja espera de seus seminaristas, já que no futuro eles serão os sacerdotes que estarão a frente de nossas comunidades. Vários padres presentes: Pe. Flávio, Pe. Helio, Pe. Josemar, Pe. Pedro, Pe. Silvano, Pe. Vânio, Pe. André Paixão. Todos os SEMINARISTAS nos receberam muito bem, especial atenção nos deu o seminarista CHANDI.

No dia 05 de dezembro em ANTONIO CARLOS teremos nossa Confraternização de Final de Ano com todos os coordenadores de coroinhas da comarca, das 08 às 16 horas com a celebração da missa.

Todos estes momentos vividos neste ano de 2010 foram voltados as VOCAÇÕES. Quero deixar registrada a presença do Padre Flávio e a presença da Irmã Clea. Falou em vocação ali esta ela grande incentivadora. Testemunho vivo do Slogan do Pe Vânio:VOCAÇÃO ACERTADA. VIDA FELIZ!
Quero agradecer a DEUS pela sua bondade e proteção.

Agradecer o olhar maternal da VIRGEM MARIA.

Agradecer as equipes administrativas das comunidades,
pois todos estes encontros geram gastos.

Agradecer aos Pais pela confiança,

Agradecer as coordenadoras das comunidades:
LALESKA (MATRZ), LILIANE (CONDE),
PRISCILA (TABULEIRO E JARDIM BELA VISTA) e
JESSICA (CANHANDUBA).
DEUS SEJA LOUVADO!

SÃO TARCISIO ROGUE POR NÓS.


TEXTO: OLIBIA TERESINHA RAMOS COORDENADORA PAROQUIAL DOS
COROINHAS DA PAROQUIA SENHOR BOM JESUS.

--------------------------------------------------------------------------------------------------
Confira todas as fotos, acesse:
http://picasaweb.google.com/psrbomjesusdomontealegre
------------------------------------------------------------------------------------------------

OS COROINHAS...

A presença de coroinhas nas celebrações litúrgicas de nossa Igreja tem uma longa tradição.

Em princípio, é atribuição do pároco motivar a criação e organização de um grupo de coroinhas para o serviço do altar, tanto na matriz quanto nas comunidades de sua paróquia.

Em nossa arquidiocese, em dado momento, por ocasião das celebrações preparatórias ao Jubileu do Novo Milênio, surgiu a inspiração de se organizar essa atividade em nível de Igreja arquidiocesana. Por proposta e sob a coordenação de Ir. Clea Fuck, da Equipe Arquidiocesana de Liturgia, um significativo número de coroinhas precedeu a entrada processional dos presbíteros e diáconos no Estádio Orlando Scarpelli, no dia 22 de novembro de 1998. O fato foi bem acolhido, nascendo aí a ideia de se fazer um dia um grande encontro de coroinhas de toda a arquidiocese. Pe. Pedro José Koehler acolheu a ideia com entusiasmo, convidando ainda o Dr. Cláudio Amante, hoje diácono, a integrar a pequena equipe, que então projetou e realizou o I Encontro de Coroinhas da Arquidiocese, no dia 21 de agosto de 1999, em Vígolo/ Nova Trento. Participaram aproximadamente 1.200 meninos e meninas coroinhas, de 42 paróquias da arquidiocese, acompanhados também de um bom número de padres, que, no final da manhã, concelebraram uma vibrante Eucaristia com o arcebispo Dom Eusébio Oscar Scheid.

No ano seguinte, os grupos das comarcas do norte (Itajaí, Brusque e Tijucas) reuniram-se no Santuário de Azambuja, no dia 19 de agosto de 2000, e os das comarcas do sul (São José, Estreito, Santo Amaro da Imperatriz e Ilha), no dia 26 de agosto, em Angelina.

A partir daí, a Coordenação Arquidiocesana de Pastoral acolheu essa nova atividade em âmbito arquidiocesano como Pastoral de Coroinhas. A grande motivação para esse trabalho é a consciência da estreita ligação do ministério de coroinhas com duas Pastorais básicas da vida ec1esial: a Pastoral Litúrgica e a Pastoral Vocacional.

Para fomentar o trabalho nas bases e envolver ainda mais as comarcas e paróquias, os encontros anuais, a partir de 2001, têm sido realizados em nível comarcal.

Em dois momentos especiais, ao longo desses 10 anos, houve novamente uma só grande Concentração arquidiocesana: na Missa de Encerramento do XV Congresso Eucarístico Nacional, no Estádio Orlando Scarpelli (sob intensa chuva), e no Ano do Centenário da Criação da Diocese, no Centro Multiuso, em São José.

Ir. Clea Fuck – Coordenadora Arquidiocesana